quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ácidos são compostos moleculares, sofrem ionização e conduzem a corrente elétrica - - Sais e bases, são compostos iônicos, sofrem dissociação e conduzem a corrente elétrica

Na Universidade de Uppsala (Suécia) um cientista chamado Arhenius realizando experimentos relacionados a passagem de corrente elétrica através de soluções aquosas, concluiu que:

1) compostos iônicos (ex. bases e sais) quando dissolvidos em água ou fundidos sofrem dissociação, ou seja, os íons já existentes nestes compostos são separados. Os íons constituintes dos compostos iônicos possuem cargas positivas(cátions) e cargas negativas(ânions)  e quando em solução aquosa formam as chamadas soluções eletrolíticas, que conduzem a corrente elétrica. Note que a separação dos íons (dissociação) gera pólos (positivos e negativos), e por isso há condução de corrente elétrica, capiti?

2) Compostos moleculares (ex. ácidos, açucar) quando dissolvidos em água geram soluções que conduzem e que não conduzem a corrente elétrica, em outras palavras, dependendo do composto molecular dissolvido pode-se gerar soluções eletrolíticas e não-eletrolíticas. Os ácidos quando em solução aquosa geram íons, ou seja, sofrem a chamada ionização, que vem ser a formação "forçada" de íons pela água,  já que na molécula original do ácido não há ions. Formando íons, ou seja, cargas positivas e negativas, os ácidos quando em solução aquosa conduzem a corrente elétrica formando assim as chamadas soluções eletrolíticas. Note que somente no caso de a substância ser um ácido há formação de íons (ionização) gerando pólos (positivos e negativos), e por isso ocorre a condução de corrente elétrica, capiti?...o mesmo não ocorre para outros compostos molecures como no caso do açucar (veja o video!!!)


Lembre-se:
  • Sais e bases: por serem compostos iônicos, sofrem dissociação quando em solução ou fundidos.
  • Ácidos: por serem compostos moleculares, sofrem ionização quando em solução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prova do Enem Química 2011 Completamente Resolvida e Comentada !!!

Confira a resolução comentada das questões de química que cairam no Enem 2011.