sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dicas para o 1º Simulado Enem 2012



Caros alunos!! Não poderia deixar de ajudá-los neste momento que antecede as provas que colocarão à prova seus conhecimentos de química...que tal uma colinha, hein? Em breves linhas discutirei as questões que cairão no simulado. Preparem-se!!!

--- Uma das questões exigira que você relacione a diferença de comportamento das soluções aquosas formada por compostos iônicos e covalentes quanto à condução de  corrente elétrica. Leia mais em dicas 1º simulado

---  Outra tratará dos processos fisicos de separação de misturas. Vale a pena recordar o príncipio dos métodos que visam realizar a separação de misturas !!!!

--- Entender a diferenciar as ligações interatômicas (ligações iônicas, covalentes e metálicas) e intermoleculares (dipolo-dopolo instantâneo, dipolo-dipolo permanente ou dipolo-dipolo, pontes ou ligações de hidrogêneo) relacionadas a compostos químicos

--- Os estados físicos da matéria, bem como o nome das mudanças de estado físico. 

--- Solubilidade associada a diferença de polaridade --> Lembrem: "Semelhante dissolve semelhante, ou seja, POLAR dissolve POLAR, APOLAR dissolve APOLAR".

--- Interpretação de um texto que realiza a descrição de duas reações químicas relacionadas ao aumento de pH através da adição de um óxido básico. Da uma revisada no conceito de pH, sua aplicação na diferenciação da acidez ou basicidade, bem como sua relação com os óxidos. Revisa os produtos das reações dos óxidos ácidos e básicos com água.

--- Revisar o conceito e interpretação de pH também pode ajudar. 

--  Estudem as reações de neutralização. A questão exigirá que você saiba os produtos obtidos através de uma reação entre um ácido e uma base, associada ao conhecimento da nomenclatura destes compostos. Não esqueça  que toda equação química deve ser balanceada.

--- Envolve conceitos a nível de diferenciação como ionização, dissociação e a identificação de funções químicas inorgânicas (ácidos e óxidos).

--- Revise a força dos ácidos.

     Espero que isso oriente uma revisadinha de última hora...BOM SIMULADO À TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prova do Enem Química 2011 Completamente Resolvida e Comentada !!!

Confira a resolução comentada das questões de química que cairam no Enem 2011.