quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Professor comenta 1º dia de prova do ENEM 2012 - QUÍMICA

Comentário Geral da Prova de Química: 
             A prova de química desta edição do ENEM 2012 apresentou algumas surpresas com relação ao que vem sendo exigido em provas anteriores.
            Um novidade é a quimica orgânica aparecendo em cerca de 40% da prova, com exigências de assuntos que não eram muito comuns, como as reações orgânicas com um grau de dificuldade mais avançado, muito próximo aos vestibulares tradicionais, onde a simples interpretação das questões e boa leitura não são suficientes para resolvê-las, mas uma inserção mais no peso do conteúdo mesmo.
           Por outro lado, temos uma variedade de questões ambientais, compondo cerca de 25% da prova. Nestas o aluno certamente pode "respirar" bem melhor, pois tratava de questões bem mais gerais em que o próprio enunciado na maioria dos casos, levaria a resposta: é o caso da questão do país que apresentava ventos constantes e exigia associação a energia eólica e redução de impactos ambientais; o mesmo ocorreu com a questão que tratava sobre a camada de ozônio, também na questão que exigia a diferenciação de reciclagem e reutilização. Foi um lado da prova de química interdisciplinar extremante acessível.
        A prova exigiu poucos cálculos, menos de 20% da prova, onde rapidamente encontrava-se a resposta solicitada, sem maiores problemas. Nenhum grau de dificuldade foi associada a essas questões o que simplificou em muito o tempo de resolução, principalmente se comparado as prova de edições anteriores.
       O restante da prova (cerca de 20%) exigiu conhecimentos de pH, reação de neutralização (em duas questões), radioatividade, bem tranquilos, com textos reduzidos e "claras" para resolução. Outra questão abordava a eletroquímica, solicitando do candidato muito menos conhecimento que na questão do ENEM de 2011, por exemplo, sempre com uma visão associada ao cotidiano.

Questões que causaram problemas na resolução:
     Algumas questões puderam ter causado confusão, pois seu enunciado não ajudou, pelo contrário. O candidato pode, certamente, ter ficado sem saber o que responder, por não ter encontrado a pergunta da questão. Foi o caso da questão que tratava das "vitaminas" da parte de orgânica.
      A questão de orgânica que travava sobre "carbocátion" também foi uma questão bastante exigente e numa linha nada tradicional para o ENEM.
    Outra exigência nada comum as edições anteriores do ENEM, foi a cobrança de um dos nomes mais conhecidos do hidróxido de cálcio, como sendo "água de cal". Embora esta questão tenha sido fácil, esta configuração pode ter causado confusão.

O que se destacou na prova de 2012 do ENEM
     Destaco essa mudança na distribuição dos conteúdos, com uma êfase incomum a química orgânica, bem como não encontrar nenhuma questões de termoquímica, que sempre apareceu com muito destaque em edições anteriores do ENEM.
     Também essa prova foi caracterizada por uma distribuição mais homogênea, com mais conteúdo e com questões mais curtas, diretas e objetivas, o que facilitou a "maratona ENEM" em relação ao tempo para resolução da prova.
    Ainda a presença de poucos cálculos e principalmente marcados pela sua simplicidade; contas curtas e rápidas, nada muito comum as edições anteriores.

Como deve ser encarado o estudo para o ENEM de 2013
      A tendência é termos uma aproximação, senão a própria, com o vestibular tradicional. Com o aumento da dificuldade de algumas questões, haverá um afastamento dos alunos de escola pública, que percebemos não estar dentro desse novo contexto, principalmente no tocante a "conexão" de conteúdos, exigência constante nesta prova de 2012. Ocorrerá, com certeza, baseado na minha percepção e na minha disciplina, uma queda da nota média nacional. Os alunos da escola pública que sonham com uma vaga em uma universidade federal, principalmente em cursos mais disputados, deverão se preparar através de cursinhos preparatórios, pois o conteúdismo esta chegando para ficar, o que aumentará o abismo entre os estudantes de escola pública e particular. 
     Éhhhéé.... aquela versão de decorar fórmular, datas, nomes, com interpretação mais direcionada ao conteúdo específico das matérias pode estar voltando, se preparem !

   Um grande abraço, obrigado por curtirem o QUIMICASEMMEDO, pela imensa quantidade de perguntas, nas quais fiquei bastante limitado devido serem muitas, pelos elogios e reconhecimentos e continuamos na luta e na torcida por vocês. Obrigada.

                                                                               Prof. Máiquel Vieira                     







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prova do Enem Química 2011 Completamente Resolvida e Comentada !!!

Confira a resolução comentada das questões de química que cairam no Enem 2011.