sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Simulador da Pilha de Daniell - Eletroquímica

QUÍMICA SEM MEDO AJUDA VOCÊ A ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONA A PILHA DE DANIELL. VERIFIQUE ATRAVÉS DE UM SIMULADOR!!! 


Em 1836 foi construída uma PILHA com duas SEMI-CÉLULAS separadas. Daniell adicionou dois eletrodos metálicos em cada semi-célula, um de ZINCO e o outro de COBRE, e os uniu externamente (via aérea) através de um fio condutor. Cada semi-célula foi enchida com uma solução de cor azul de Sulfato de Cobre no lado onde havia colocado o eletrodo de cobre e com uma solução de Sulfato de Zinco no lado oposto, onde colocara o eletrodo de zinco. As duas semi-células foram unidas (via úmida) por uma ponte salina, contendo um solução de Sulfato de Potássio.
Observou que houve a passagem ESPONTÂNEA de corrente elétrica do eletrodo de zinco para o eletrodo de cobre, podendo por exemplo manter uma lâmpada ligada. Ao longo da produção de energia elétrica a partir da energia química das reação ocorridas nas semi-células, observou algumas modificações:
1) o aumento de tamanho da lâmina de Cobre (Cu)
2) diminuição da cor azul
3) a lâmina de Zinco (Zn) diminuiu de tamanho (sofreu corrosão)

Utilize um simulador on-line e refaça em sua casa o experimento realizado por Daniell em 1836, e que servirá de base de entendimento para o funcionamente dos mais variados tipos de pilhas existentes. Observem a voltagem (V) gerada por essa reação química. Após montar o sistema, clique na chave para ligar e observe as modificações mencionadas acima.


Para usar o simulador clique aqui Simulador

Quem sabe contruir uma pilha com limão, moeda e papel alumínio? Observem a espontaneidade das reações de oxirredução em transferir elétrons e gerarem energia elétrica a partir da energia química. Quando acabar as pilhas de sua calculadora, relógio ou lanterna é só procurar por limão em casa!!...ops! Já estava esquecendo...rsrs...no final do video Jigsaw dos Jogos Mortais aparece explicando o que ocorreu...hahahahahah!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prova do Enem Química 2011 Completamente Resolvida e Comentada !!!

Confira a resolução comentada das questões de química que cairam no Enem 2011.