terça-feira, 23 de outubro de 2012

Questão revisão SIMULADO ENEM 2012 - Resolvida e comentada. Aproveite para fazer sua revisão para o ENEM!


QUIMICASEMMEDO resolvendo, comentando e ensinando você ! - Atomística

Se continuar com dúvidas ainda, ou se quiser expressar qualquer idéia, comentário ou manifestação, utiliza o link "Postar um comentário" logo abaixo da postagem para que possamos vincular o seu comentário com cada postagem. 

Se quiser, vá ao exercício sem a resolução cometada: Atomística- Especex 2012
Tente você também resolver as questões selecionadas para Revisão do ENEM
Gostou?  Então compartilhe alguma das postagens do QUIMICASEMMEDO
no facebook para que seus amigos também possam aproveitar

1 mol de abraços !!!!

(SIMULADO ENEM 2012) São dadas as seguintes afirmativas:
I – Joseph J. Thomson, em seu modelo atômico, descrevia o átomo como uma estrutura na qual a carga positiva permanecia no centro, constituindo o núcleo, enquanto as cargas negativas giravam em torno desse núcleo;
Para o Thomsom o átomo era um “pudim de passas”, ou seja, maciço e constituído por um fluído com carga elétrica positiva, no qual estão dispersos os elétrons.  Então a carga positiva era a massa do pudim, não havia centro ou núcleo e os elétros não giravam. O mais importante do modelo de Thonsom foi a descoberta que o átomo não é indivisível, como afirmava Dalton em seu modelo, através da descoberta do elétron, pois agora há sim uma divisibilidde do átomo em cargas elétricas positivas e negativas.
II – um átomo, no estado fundamental, que possui 20 elétrons na sua eletrosfera, ao perder dois elétrons, gerará um cátion bivalente correspondente, com configuração eletrônica – segundo o diagrama de Linus Pauling – igual a 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6;
Um átomo se transforma em íon quando ganha ou perde elétrons. Fato!!
Quando perde elétrons, como o número de prótons no núcleo não se altera, fica carregado com mais carga positiva que negativa, pois antes de perder o(s) elétron(s) o nº de prótons era igual ao número de elétrons. Como fica com mais carga positiva representamos isso com o sinal + e o chamamos de cátion. Então íon com sinal positivo (cátion) quer dizer perda, e o número que acompanha o sinal, a quantidade de elétrons que o átomo perdeu.
Bom, como o átomo da questão tinha 20 elétrons e perdeu 2 elétrons, formará um cátion com sinal +2, ou seja, um cátion bivalente, com 18 elétrons.  Note que o diagrama de Pauling tá certinho, representando os 18 elétrons e não os 20 do átomo quando neutro.
Se você for mais longe ainda poderá concluir que trata-se de um metal que esta na família 2A (pois perde 2 elétrons) e no período 3 (3ª linha horizontal, pois tem 3 camadas na distribuição eletrônica). Aproveita e procura este átomo na tabela periódica e verifica o seu nome
III – a afinidade eletrônica (eletroafinidade) aumenta conforme o raio atômico diminui. Dessa forma, devido ao seu menor raio atômico, o oxigênio (Z=8) possui maior afinidade eletrônica do que o enxofre (Z=16), ambos pertencentes à mesma família da Tabela Periódica;
Falando no geral para criar um entendimento, afinidade eletrônica é a energia liberada quando se adiciona um elétron num átomo (forma um ânion). Ora os átomos menores (menor raio atômico) tem menos camadas, portanto os elétrons negativos estão mais próximos do núcleo que é positivo (cargas opostas se atraem), logo devo percerber que será mais fácil eu adicionar um elétron nestes átomos menores (menor energia = menor afinidade eletrônica), já que o núcleo esta “ajudando”. Em atómos maiores (maior raio atômico) os núcleos pouco “ajudaram” neste processo e a energia para conseguir adicionar um elétron a este átomo é bem maior (mais difícil=maior afinidade eletrônica).
A dica tá no nome, afinidade=estar a fim de, querer (adicionar) ....eletônica = de elétrons = energia para adicionar elétrons.
Como o raio atômico, principal das propriedades periódicas aumenta da direita para esquerda e de cima para baixo, a afinidade eletrônica varia inversamente ao raio atômico. (Cante a musiquinha dada em aula. Relembre em “aulas para download” ou “slide aulas online” )
E você sabe por que o oxigênio (Z=8) e o enxofre (Z=16) são da mesma família? Faça a distribuição eletrônica em camadas ou níveis de energia:
Oxigênio = 2 – 6
Enxofre=    2 -  8 – 6
Ambos átomo tem 6 elétrons na última camada, ou seja, na camada de valência, portantto esta na família 6A. ok!
IV – o raio de um íon negativo (ânion) é sempre menor que o raio do átomo que lhe deu origem.
Claro que não, acabamos de comentar no item II, para formar um ânion tenho que adicionar um elétron ao átomo. Pensa assim, se eu adicionar algo “a coisa” fica maior. Blz!!!

Das afirmações feitas, utilizando os dados acima, estão corretas apenas:
(a) I e II
(a) I e III
(C) II e III
(D) I e IV
(E) II e IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prova do Enem Química 2011 Completamente Resolvida e Comentada !!!

Confira a resolução comentada das questões de química que cairam no Enem 2011.