sábado, 3 de novembro de 2012

Caiu no Enem 2012 - Resolução comentada ONLINE QUIMICASEMMEDO - ESTEQUIOMETRIA


Combustível gás butano C4H10, por possuir 4 carbonos, logo libera 4CO2 em sua combustão.
Vejamos então,
C4H10  -------- 4CO2
58kg  _________176 kg   (cada 58 kg de gás butano libera 176 kg de gás carbônico)
  x  ___________1Kg

x=0,33 kg, Logo a resposta correta é a alternativa B.

ACREDITE QUIMICASEMMEDO:  As questões sugeridas pelo QUIMICASEMMEDO para treinamento de termoquímica baseado nas questões de edições anteriores do ENEM, ofereceram treinameno mais que suficente para a montar de barbada uma reação de combustão completa como esta, relembre  clicando aqui. Além do mais as estequiometrias sugeridas para treinamento, são bem mais difíceis que esta, portanto para quem fez os exercícios acabou, certamente, "rindo" desta questão. Confira aqui !!!!






4 comentários:

  1. Na realidade é uma dúvida: Por que 58 Kg e 176 Kg, se as massas molares sao 58 g/mol e 176 g/mol?

    ResponderExcluir
  2. Amanda, tudo bem? O texto nos conta que a meta do Japão na luta contra o aquecimento global é de produzir "1 Kg de CO2" a menos por pessoa a cada dia. Por isso as unidades estão em Kg, pois a pergunta também esta. Vc pode deixar em gramas (58g ---->176g), desde que converta o 1 Kg para 1000g. Porém após o calculo deverá converter o resultado para Kg novamente. Isso não fica nada prático, por isso pensa-se assim:
    - se 58g de gás butano forma a partir da sua combustão completa 176g de dióxido de carbono, logo 58kg formará 176kg (apenas estamos adequando as unidades para nos facilitar). Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Nesta página estão disponíveis 6 questões do ENEM sobre estequiometria e suas resoluções. Gostária de saber se vc tem outras dispoíveis e onde encontro. Grata.

    ResponderExcluir
  4. Amanda, do ENEM são apenas estas que estão disponíveis, pois não existem mais questões de estequiometria que já caiu no Enem. Fazendo e entendendo estas você tem uma visão TOTAL da abordagem dos elaboradores do exame. Observa que nesta ultima prova o nível de dificuldade neste assunto baixou muuitto. Mas não esqueça que há outras matérias como eletroquímica, termoquímica, etc, que exigem pensamentos estequiometricos, exigindo do aluno a aplicação de proporções em uma reação química.
    Estarei este ano formando mais grupos especificos online-guiados onde realizaremos muitos exercícios deste assunto...acompanhe o blog e aproveita!! Abraço.

    ResponderExcluir

Prova do Enem Química 2011 Completamente Resolvida e Comentada !!!

Confira a resolução comentada das questões de química que cairam no Enem 2011.